Publicidade divulguando suas idéias
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Agente estressor AE e o Treinamento Autógenico para Biofee

Ir para baixo

O Agente estressor AE e o Treinamento Autógenico para Biofee Empty O Agente estressor AE e o Treinamento Autógenico para Biofee

Mensagem  Admin Qui Nov 22, 2007 9:33 am

Imagine se você pudesse conduzir seu cérebro para que ele curasse as suas doenças sem precisar de medição? Parece pura ficção científica, uma tecnologia que ainda levará anos para ser desenvolvida, não é mesmo? Mas ao contrario do que você pensa essa técnica já está disponível para as pessoas, inclusive aqui no Brasil: chama-se biofeedback.

Biofeedback é um termo criado na década de 60 por vários neurocientistas da época, que estudavam respostas do sistema nervoso a diferentes tipos de estímulo. O termo foi criado através da fusão de "bio" - vida em grego - e "feedback", que significa "retroalimentar" em inglês. Esse nome foi proposto porque os neurocientistas concluíram que os animais, em especial os mamíferos, possuem um sistema de modulação das suas funções, que funciona através de uma retroalimentação. Ou seja: os comandos feitos pelo sistema nervoso, que se convertem em respostas funcionais do organismo, também são percebidos pelas terminações nervosas sensitivas, gerando novos estímulos nervosos, que podem modificar essas mesmas respostas funcionais. Assim o nome biofeedback significa os "sistemas de retroalimentação dos seres vivos", e particularmente os do homem.

O corpo e o coração trabalham para adaptarem-se a qualquer tipo de ação de uma agente estressor (AE).
Logo após uma ação do agente estressor (AE), a resistência torna-se baixa, recobrando a sua força gradativamente. Contudo, se a pessoa se expõe ao AE por longo período, o trauma e cansaço tornam-se maiores, e se por acaso, surgir um novo AE neste momento, ocorrerá uma reação ao estresse muito maior.
Se o estresse for moderado, a reação será leve, mas se o AE for demasiadamente grande, ou, se as medidas para a sua resolução forem tomada de uma maneira incorreta, a reação ao estresse será intensa, podendo causar até alguma doença. Mas o inverso também acontece; a exposição ao estresse contínuo, provoca um aumento demasiado da resistência imunológica, causando uma reação alérgica ou a Doença Articular Reumatóide, que é uma doença que destrói os seus próprios tecidos. Há relatos de diminuição no tamanho do tumor ou até o seu desaparecimento, após orientação de relaxamento aos pacientes com câncer. Deduz-se que, o relaxamento ativou o funcionamento do sistema imunológico e as células Killer destruiram as células tumorais. Acreditando nesse tipo de recuperação, vamos aprender a técnica para o controle do estresse, é a Terapia Autogénea foi desenvolvida no início do século XX pelo psiquiatra e neurologista Doutor Johannes Schultz (1884-1970).

Schultz foi profundamente influenciado pela investigação do Professor Oscar Vogt, um psiquiatra que dedicou a sua vida à medicina psicossomática, àquilo que chamava o "problema mente-corpo". Vogt notou que os pacientes ao praticarem exercícios verbais simples para induzir a hipnose, relatavam um estado de bem estar assim como sensações de peso e sensações agradáveis de calor. Sintomas como por exemplo, dores de cabeça, fadiga e ansiedade tinham tendência a desaparecerem.

Schultz questionou sistematicamente se seria possível atingir um estado similar sem hipnose, dirigindo simplesmente a atenção para sensações de peso e calor nos membros superiores e inferiores. Descobriu que era possível em determinadas circunstâncias, utilizando a concentração passiva em combinação com formulas verbais simples.

Em 1932, Schultz publicou a primeira edição da Terapia Autogénea (Treino Autogéneo) que detalhava as aplicações clínicas das seis fórmulas autogéneas que, ainda hoje, formam o núcleo da Terapia Autogénea.

O método foi introduzido em Inglaterra em 1978 e a British Association for Autogenic Training and Therapy (BAFATT) foi fundada em 1984 tendo sido o seu nome modificado para o actual, British Autogenic Society (BAS), em 1999.
A Terapia Autogénea é praticada em muitos países do mundo, em particular na Europa e no Japão.

Pesquisadores que estudam biofeedback desenvolveram um sistema de transformação dos estímulos captados pelos aparelhos em cores e ruídos que facilitam o paciente a saber o momento que consegue relaxar e melhorar seus parâmetros fisiológicos. Durante a sessão de biofeedback o médico ainda ensina técnicas de relaxamento ao paciente e vai ajudando-o a avançar no controle do seu estresse.

O biofeedback tem sido usado com sucesso no tratamento de várias condições como dor crônica, fibromialgia, hipertensão arterial, enxaqueca, epilepsia, ansiedade, distúrbios alimentares (anorexia e bulimia), arritmias cardíacas, descontrole de esfíncteres (incontinência urinária ou fecal), insônia, bruxismo, cervicalgia, alcoolismo, prisão de ventre e seqüelas neurológicas de lesão na medula espinhal.


Assim que perceber um agente estressor gerador de um desconforto, tente resolvê-lo antes que a reação a este estresse torne-se maior.

Boa resolução: tentar solucionar a situação positivamente.
1) esforçar-se para tentar resolver o problema
2) solucionar um problema por vez
3) procurar soluções conversando com outras pessoas.

Má resolução: fugir do problema evitando pensar sobre o assunto.
1) culpar as outras pessoas pelo seu problema
2) sobrecarregar-se sem dividir o problema com outras pessoas
3) fugir para um comportamento não produtivo como: alcoolismo, fumo, alimentação exagerada, jogos, agressão, enclausuramento

A técnica de Treinamento Autógenico simplificada

(1) Relaxamento muscular progressivo (Relaxar os músculos repentinamente)
Veja a ilustração abaixo. Primeiro contraia todos os músculos do corpo, fortemente.
Mantenha-se deste jeito por aproximadamente 20 segundos. Em seguida, relaxe-se,
abruptamente. É importante perceber que os músculos que estavam contraídos,
ficaram bem relaxados.



(2) Treinamento autogênico (Método de auto-hipnose desenvolvido pelo médico psiquiatra Dr. Schulz)

Regras do exercício
Fórmula básica: respiração do tipo abdominal (os sentimentos ficam bem calmos).
1-Sinta como que se os seus braços e pernas estivessem bem pesados. (Começar o
treino pelo braço que mais utiliza)
2-Sinta como que se os seus braços estivessem quentes (imaginar o local quente).
3-O coração bate serenamente.
4-A respiração está bem leve.
5-A barriga está quente.
6-A testa está fresca.
Resolução : abrir os olhos lentamente flexionando e estendendo os braços. (não é
necessário fazê-lo antes de dormir).

(3) Imagem
Deixar gravado imagens de sua preferência: paisagem, lembrança, cheiro, cor e
reproduzí-las na sua mente com os olhos fechados, ouvindo silenciosamente. A imagem chegará de uma maneira agradável e o deixará bem disposto.
(4) Música
Quando for relaxar, convém escutar uma música tranquila para potencializar o seu
efeito. Procure uma música do seu agrado. Por exempo: música para relaxar : Ária na Corda Sol (J.S.Bach) música quando está depressivo : Finlândia (Sibelius) música para animar : Dança do Sabre (Khachaturian
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 72
Idade : 57
Localização : Manaus
Data de inscrição : 02/11/2007

https://portaldivulgando.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos