Publicidade divulguando suas idéias
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Modelagem do comportamento envolve a observação e o mapeam

Ir para baixo

A Modelagem do comportamento envolve a observação e o mapeam Empty A Modelagem do comportamento envolve a observação e o mapeam

Mensagem  Admin Qui Nov 22, 2007 8:34 am

Um trem em miniatura, um mapa da localização das estações de trem mais importantes ou a tabela de horário dos trens, são todos exemplos de diferentes tipos de modelos possíveis de um sistema ferroviário.
O seu propósito é simular algum aspecto do sistema ferroviário real e fornecer informações úteis para lidar melhor com este sistema. A partir desta visão, delimitamos o valor fundamental de qualquer modelo é a sua utilidade.
A utilidade do processo de modelagem do comportamento é identificar os elementos essenciais de pensamento e de ação exigidos para produzir a reação ou um resultado desejado. Em oposição ao fornecimento de dados puramente correlatos ou estatísticos, o "modelo" de um comportamento particular precisa fornecer uma descrição do que é necessário para realmente alcançar um resultado similar.

Um guia prático de PNL aplicada

By Jimmy Mello (org.)

Como fazer um Projeto de Modelagem

"Um modelo é apenas uma metáfora mais ou menos sofisticada para compreender uma parte do mundo."Steve Andrea


Aula 1 Introdução
As seções seguintes resumem mais de dez anos de experiência de modelagem. Nós pretendemos manter atualização e ampliação destas notas. Por favor revisite este local e deixe-nos sua opinião e resultados. Todas as novas contribuições serão adicionadas e creditadas.

Aula 2: Aprendendo a fazer um Projeto de Modelagem pela primeira vez
Aula 3: Definindo um Projeto de Modelagem
Aula 4: Organização 1: Preparando-se para fazer um Projeto de Modelagem
Aula 5: Organização 2: Juntando Informação e Construindo um Modelo
Aula 6: Organização 3: Testando Seu Modelo




Aula 2 Aprendendo a fazer um projeto de modelagem


Se esta é sua primeira tentativa de fazer um projeto modelagem, lembre-se, seu objetivo primário é ficar familiarizado com os fundamentos de modelagem em PNL, e tudo o que você conseguir a partir disto será conseqüência secundaria.
Lembre-se também que até que o processo esteja completo você não conhecerá o que é a Modelagem.
A evidência que você alcançou seu modelado, virá de quatro formas, cada uma demonstrando um nível de competência mais alto.

Mas o MÍNIMO é que você:

(1) Demonstre que você adquiriu o modelo do "modelado", o que o habilitará a:

- Especificar, planejar e implementar seu projeto de modelagem

- Juntar informações destinadas ao resultado do projeto

- Construir e documentar um modelo com a informação recolhida.

- Testar a efetividade do modelo para reproduzir os resultados desejados.

(2) Tenha aprendido a modelar, o que faz com que você.

PREFERIVELMENTE você consiga usar o modelo que construiu para reproduzir resultados semelhante ao seu modelado.

CONCEBIVELMENTE, você demonstrará que você pode criar uma aproximação que permita as outros a adquirir seu modelo e facilita-los a reproduzir o mesmo..

NO FINAL DAS CONTAS, você demonstrará que qualquer um pode reproduzir resultados semelhante ao seu modelado..



Por que Modelar?

"Modelar é o portal de entrada ao vasto e armazém da experiência humana e suas habilidades, ao mesmo tempo em que promove o acesso a qualquer um a tal chave."
David Gordon e Graham Dawes


Para o indivíduo que procura modelagem, isto significa que:

-Ele terá acesso a uma gama nova e ilimitada de experiências e habilidades.


-Uma habilidade crescente para trazer essas mesmas experiências e habilidades a outros.


-Uma melhor compreensão da estrutura que está por baixo das experiências e comportamentos não desejados, de forma que você possa saber exatamente o que mudar nessas experiências e comportamentos.


-Flexibilidade já-crescente em suas experiências e respostas.



Aprendendo a Modelar

"Modelar e aprender a modelar são processos altamente sistêmicos. Modelagem é um tipo de aprendizado, e aprender a modelar é semelhante a "aprender a aprender". Penny Tompkins



Você perceberá muito rapidamente que a modelagem é um processo altamente interativo. O que quer dizer que os resultados de cada de atividade, podem modificar seu sucessor. Por exemplo:

Imaginemos que eu tenha decido o que exatamente eu desejo modelar. Isto vai determinar a informação que eu devo colher de meu primeiro exemplar (modelado) em grande parte, e meu aprendizado com esta informação significa meu resultado. O resultado revisado e organizado da aprendizagem com o primeiro modelo me darão uma nova base de informação a ser colhida de meu segundo exemplar, e assim por diante.

Devemos aprender a estar confortáveis com o que chamarei de "o não-saber", pois de fato há uma grande quantidade de informação e prestar atenção ao cerne, especialmente no princípio de um projeto de modelagem, é um pré-requisito básico para se tornar um bom modelador.

O que constitui um projeto de modelagem?

Em geral, uma metodologia ou tecnologia em desenvolvimento possui partes muito úteis que, ainda assim, parecem não se encaixar. Foi preciso muito tempo para que os físicos percebessem como a luz (e a ótica) poderiam ser descritas como uma parte do espectro de radiação eletromagnética e, eles ainda estão tentando compreender de que maneira a gravidade e a eletromagnética estão relacionadas.
Na PNL existem diversos diferentes modelos: ancoragem, ressignificação, sistemas representacionais, estratégias, submodalidades, "partes", posições perceptivas, etc. e, raramente fica claro, por exemplo, exatamente que submodalidades formam uma parte, onde uma "parte" aparece numa seqüência de estratégias, ou como a ressignificação pode ser entendida como ancoragem. À medida que progredirmos no aperfeiçoamento da nossa compreensão, essas relações ficarão mais claras.
Você precisa então escolher um tópico onde você tenha total acesso suficiente a seus modelados.

E você precisa se lembrar que seu propósito primário é o de demonstrar que está aprendendo a modelar, o projeto e os meios primários pelos quais você adquirirá aquela aprendizagem e então poderá demonstrar sua aprendizagem.

Como um mínimo, você precisa ao final poder modelar padrões de:

1-Comportamento externo

2-Estados internos

3-Processos internos
De fato você deve já gter percebido modelagem em suma é um processo de tomar para analise um evento complexo, ou uma série de eventos, e dividi-lo(s) em pequenas partes suficientes para que o evento possa ser recapitulado de alguma maneira, para posteriormente ser reproduzido em iguais situações. O propósito da modelagem comportamental é criar um mapa ou "modelo" deste comportamento que pode ser usado para reproduzir ou simular algum aspecto deste desempenho por qualquer um que esteja motivado a fazer isso.
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 72
Idade : 57
Localização : Manaus
Data de inscrição : 02/11/2007

https://portaldivulgando.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos