Publicidade divulguando suas idéias
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A ASTOC- Associação de Portadores de Síndrome de Tourette, T

Ir para baixo

A ASTOC- Associação de Portadores de Síndrome de Tourette, T Empty A ASTOC- Associação de Portadores de Síndrome de Tourette, T

Mensagem  Admin Ter Nov 13, 2007 2:34 pm

iniciou seus trabalhos em maio de 1996.
A Associação compreende a ST- Síndrome de Tourette, que é um transtorno neurológico que se caracteriza por tiques, movimentos involuntários repentinos, que ocorrem repetidamente, e o TOC- Transtorno Obsessivo Compulsivo, que está entre os transtornos mentais mais frequentes, atingindo cerca de 2,5% da população.

No TOC, uma pessoa é aprisionada por um padrão de pensamentos e comportamentos repetitivos, que produzem aflição e ansiedade. Para aliviar os sintomas, os portadores recorrem a compulsões, tais como lavar as mãos, contar, arrumar objetos simetricamente, etc... .O TOC é uma doença crônica e quando se agrava, pode comprometer seriamente as atividades do portador em casa, na escola e no trabalho.

No Brasil, estima-se que 4.500.000 pessoas sofrem com estes transtornos.

Objetivos da ASTOC: Estimular a pesquisa destes transtornos dar apoio aos familiares e portadores orientando e encaminhando, expandir o conhecimento destas patologias à todos os segmentos da população, organizar simpósios para profissionais de saúde e estudantes, organizar encontros pedagógicos para familiares e portadores, assessorar na formação de Grupos de Apoio e Auto Ajuda (pais e pacientes), credenciar médicos e psicólogos, entre outras atividades. A ASTOC já tem em formação, núcleos em outros estados do país, e está sendo formada na Argentina, uma associação nos moldes da ASTOC Brasil.

Desde sua formação, a ASTOC entrou em contato com milhares de pessoas por todo o país, realizou congressos, participou de eventos nacionais e internacionais, realizou pesquisas, divulgou livros e material informativo, criou Grupos de Auto Ajuda, e junto à mídia, publicações em jornais, revistas ,rádio e televisão.

A ASTOC é uma entidade de caráter voluntário, sem fins lucrativos, e não possui recursos próprios para imprimir o ritmo necessário ao seu trabalho, e agilizar a realização de todos os seus importantes projetos.

A ASTOC luta por uma nova concepção e entendimento destas síndromes, a nível social e científico, pois têm consciência que só através do Conhecimento na amplitude de sua palavra, poderá ajudar a todos aqueles que sofrem com estes distúrbios.

O lema da ASTOC é: "Conhecer para tratar melhor".



OBJETIVOS DA ASSOCIAÇÃO

Dar assistência, amparo, proteção e estímulo aos portadores da Síndrome de Tourette, Tiques e Transtorno Obsessivo Compulsivo, bem como a seus familiares.

Desenvolver e distribuir material educativo a particulares, a profissionais de saúde e de educação.

Dirigir grupos de apoio e outros serviços para ajudar os portadores dessas moléstias e seus familiares, a fim de que possam melhor suportar os problemas daí decorrentes.

Estimular e apoiar economicamente as pesquisas voltadas à descoberta das causas e da cura dessas enfermidades.

Estimular pesquisas e estudos para a busca de melhores medicamentos e tratamentos.

Oferecer ajuda direta às famílias de portadores da Síndrome de Tourette (ST) e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) em situações de crise (Serviços de Informações e Referência).

Organizar conferências e simpósios para pesquisadores, médicos e outros profissionais que trabalhem no campo da ST ou TOC.

Organizar conferências e simpósios voltados à orientação de professores e educadores em escolas públicas e privadas, universidades e demais organizações acadêmicas, com o fim de promover a inclusão de portadores e de se estabelecer disgnóstico precoce.

Manter cadastro atualizado dos portadores de ST e TOC na área da República Federativa do Brasil.

Distribuir material didático sobre ST e TOC nos locais e ocasiões que seja útil para acrescentar conhecimentos específicos a profissionais de saúde.

Organizar reuniões nacionais, assistir a tais reuniões, apoiar grupos de estudo e trabalho da área em todo o território nacional.

Reunir pacientes e seus familiares com outros, associados ou não, para discutir problemas comuns, buscando apoio mútuo.

Ajudar pacientes e familiares na identificação da ST e do TOC, indicando e sugerindo tratamento adequado.

Emitir publicações periódicas com boletins atualizados dos mais recentes meios de tratamento e suas técnicas, divulgando programas de pesquisa e descobertas científicas.

Ajudar a conquistar e debater a Síndrome de Tourette e o Transtorno Obsessivo Compulsivo, identificando-lhes as causas, a cura e os seus efeitos.
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 72
Idade : 57
Localização : Manaus
Data de inscrição : 02/11/2007

https://portaldivulgando.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos